O rito acelerado de Zanin


Carlos Eduardo Behrensdorf
Jornalista | [email protected]

A sabatina do advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrerá no dia 21 deste mês de junho, uma quarta-feira. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (UB/AP) concorda com um "rito acelerado", segundo disse o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Zanin precisa de 41 votos favoráveis para ser aprovado e assumir a cadeira no Supremo. Se passar pelo crivo dos congressistas, poderá ficar no STF, segundo os critérios atuais, até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos.

Lava Jato
Zanin defendeu Lula durante a operação Lava Jato, preso em razão dos processos conduzidos pelo ex-juiz e atualmente senador Sergio Moro (UB-PR), em Curitiba.

580 dias
Para quem não lembra a situação do atual presidente da República, naquela época, era a seguinte: as condenações somavam quase 30 anos, e o petista ficou preso por 580 dias.

Charada
"O juiz Appio diz que investigava destino de R$ 3 bilhões da lava jato quando foi afastado da 13ª vara de Curitiba". Recebi este bilhete, mas resolvi não queimar a mão. Chumbo grosso.

Cavalo DF
Advogado é condenado por perseguir, ameaçar e dar cavalo de pau em frente à casa de promotor. Réu foi condenado a um ano e sete meses de prisão. Vítima precisou de proteção.

Ineep
O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) lançou ontem o livro "A guerra, a energia e o novo mapa do poder mundial".

YouTube
A publicação faz uma coletânea com 33 artigos e entrevistas organizados pelo Professor Emérito da UFRJ, José Luís Fiori. O lançamento ocorreu às 18h, no canal do YouTube.

Hábito
Pesquisa diz que só 15% dos brasilienses têm hábito de ler diariamente. Levantamento mostra que mulheres leem mais que os homens; 55% não leu nenhum livro nos últimos três meses.

Kelmon
Lembram daquele apocalíptico candidato do PTB ao Planalto nas eleições de 2022, o Padre Kelmon? Ele virá a Brasília para articular possível futura candidatura. Gostou do jogo.

Tema
"Berlim espera do governo Lula uma reativação das relações bilaterais, após os quatro magros anos sob Jair Bolsonaro. A começar pelo tema proteção ambiental e climática". (DW).

Tempo
A difícil tarefa de regular a inteligência artificial na União Europeia: "O tempo é um dos empecilhos: quanto maior a demora, mais a tecnologia avança". (Deutsche Welle).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Logo ali um posto amigo

Próximo

Digital, ideologia, mundo

Deixe seu comentário